top of page

Como economizar viajando


Viajar é uma das melhores maneiras de expandir horizontes, conhecer novas culturas e descansar a mente. Mas, para a maioria o custo pode parecer um obstáculo. O segredo é saber equilibrar economia com uma boa experiência. Neste post, eu espero te ajudar a viajar de maneira inteligente, sem comprometer a qualidade da sua viagem.




1. Se prepare para ser flexível e espontâneo!

Um dos maiores segredos para te ajudar a economizar na viagens é ser flexível com datas e destinos. As passagens aéreas e hospedagens variam muito de preço dependendo da época do ano, dia da semana e a vezes até hora. Se você puder viajar fora das alta temporadas, como feriados e férias, encontrará de certeza preço muito mais acessíveis.


2. Acomodações Únicas

O primeiro passo é esquecer a ideia de que hotéis são sua única opção! Algumas dicas de plataformas que podem te ajudar a encontrar lugares e experiências únicas, além de um preço mais acessível, são: Hotelworld, Agoda, Couchsurfing ou até mesmo o Worldpackers, que oferecem alternativas autênticas de hospedagem, através de trabalho voluntario, ou casa de pessoas locais, sem nenhum custo adicional! Se estiver aberto a novas experiências, talvez estes lugares sejam uma ótima forma de mergulhar na cultura local e salvar um dinheirinho.

Caso queira ainda sim ter um quarto só seu e mais privacidade não se preocupe, porque além das opções de quartos comuns, a maioria deles oferece a opção de quartos privativos. E ainda sim vai poder disfrutar de um ambiente com conforto, segurança, atividades sociais e sua própria privacidade.


3. Viva Como um Local

Você sabia que os turistas gastam mais porque caem nas "armadilhas" dos lugares mais populares?? Em vez de comer nos restaurantes turísticos, procure a opções onde os moradores locais comem. Mercados de rua e pequenos estabelecimentos escondidos muitas vezes têm comida mais autêntica, cultural e acessível, que pode te impressionar! Outra forma é comprar alimentos em supermercados locais e fazer suas próprias refeições. Principalmente em destinos caros, como capitais europeias, um piquenique num parque ou um jantar coletivo no hostel podem ser uma boa opção :)

Outro fator que pode te ajudar a ter uma experiência mais econômica e imersiva no seu destino, é perguntar aos locais o que eles recomendam fazer de turismo! Além de você poder se surpreender com perolas que só os locais sabem, quantas vezes você já não pagou caro em uma atração turística e nem achou tudo isso! E bônus você se dispersa da multidão e filas cheias.



4. Transporte Inteligente

A dica aqui é simples: sempre que possível, caminhe ou use transporte público. Alugar um carro ou depender de táxis e ubers podem encarecer seu orçamento rapidamente. Em muitas cidades, os sistemas de transporte público são eficientes, confiáveis e baratos. Além disso, caminhar é uma ótima maneira de conhecer melhor o destino e descobrir pontos turísticos fora do comum. Não há melhor jeito de turistar, do que se perdendo pelas ruas da cidade.

Se você está viajando entre cidades ou países, considere alternativas como ônibus noturnos ou trens, que podem ser mais em conta do que voos curtos e também podem eliminar a necessidade de um hotel para pernoitar.


5. Experiências únicas e significantes

Muitos destinos turísticos oferecem atrações e eventos gratuitos. Uma dica boa que podem usar é pesquisar sobre museus com dias de entrada livre, shows abertos, trilhas, parques e praias, vão poder aproveitar sem gastar muito do seu bolso. Além disso, aproveite para explorar a cultura local em mercados de artesanato ou festivais tradicionais.

Mas como disse na dica anterior não ha nada melhor do que a experiência de caminhar pelas ruas, admirar a arquitetura e interagir com as pessoas locais. Se tem algo que posso dizer com a minha experiencia é que grande parte dos momentos mais especiais, únicos e valiosos da viagem são aquelas que não custam nada, mas enriquecem sua viagem com novas perspectivas. Esteja verdadeiramente conectado com o local que quer visitar ( pessoas e cultura ).


6. Apps que podem te ajudar!

Existem inúmeros aplicativos e sites que ajudam a economizar enquanto você viaja.

Para quem gosta de restaurantes e fazer um belo tour gastronômico, apps como o TheFork ou Eatwith podem proporcionar experiências locais a preços menores ( De restaurante do mais básico ao mais luxuoso ) e ainda permitir que você tenha algo personalizado, além de ajudar a evitar o desperdício de comida que sobram na cozinha.

Outra master dica é: Quem nunca se deparou com o problema de ter que comprar algo para poder ir em algum banheiro? Na hora isso não tem valor... mas acredite no final do mês, você pode ter gastado um bom dinheiro com algo que não era necessidade, para isso um ótimo app para você baixar é o FlushToilet, nele você pode buscar lugares grátis e ao seu redor.


7. Viaje Leve

Economize em taxas de bagagem ao viajar com menos. Além de facilitar sua vida ao passar menos tempo fazendo e desfazendo malas, viajar com pouca bagagem pode abrir portas para promoções em passagens aéreas de companhias low-cost, que frequentemente cobram caro por malas despachadas e tirar um baita peso das suas costas, principalmente se estiver de mochilão. Pense em algo inteligente e prático!


8. Use Cartões Sem Taxas de Câmbio

Muitas vezes, as taxas de conversão e os custos associados ao uso de cartões internacionais podem aumentar significativamente o custo da viagem. A dica é encontrar um cartão de crédito ou débito que não cobre taxas de transação internacional. Pesquise opções que sejam vantajosas para quem viaja bastante, já que muitos oferecem cashback ou pontos que podem ser utilizados para futuras viagens.


Lembrete Importante!

Economizar viajando não significa sacrificar a experiência. Ao fazer escolhas inteligentes e criativas, você pode explorar o mundo, descobrir novos lugares e ainda manter seu orçamento sob controle. Tudo é uma questão de planejamento, pesquisa e estar aberto a opções que fogem do convencional. E quem sabe, você acaba descobrindo que as melhores memórias de viagem vêm de experiências simples e autênticas, que nem sempre exigem muito dinheiro.

Lembre-se, viajar mais e gastar menos é possível. Bora viajar!!!



Agora ó falta começar a planejar!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page